Tecnologia e InovaçõesIndústria e Tendências

Tesla Autopilot sob investigação por marketing enganoso

O Tesla Autopilot voltou ao centro das atenções após um juiz da Califórnia considerar que o marketing do sistema pode ter induzido consumidores ao erro, colocando em risco a licença de vendas da montadora no estado.

Tesla está sob escrutínio após um juiz da Califórnia considerar o marketing do Autopilot enganoso. A decisão pode resultar em suspensão temporária das licenças de venda e fabricação da empresa no estado. O Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV) acusa a Tesla de publicidade falsa, alegando que suas tecnologias exigem atenção constante do motorista.

Acusações do DMV contra Tesla

O Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV) apresentou acusações formais contra a Tesla, alegando que a empresa praticou publicidade enganosa em relação aos seus sistemas “Autopilot” e “Full Self-Driving”.

Segundo o DMV, a Tesla sugeriu que seus veículos poderiam operar de forma autônoma, o que não é verdade, já que os sistemas ainda exigem que o motorista esteja atento e pronto para intervir a qualquer momento.

Essas acusações foram inicialmente feitas em 2022, quando o DMV destacou que a publicidade da Tesla poderia induzir os consumidores a acreditar que seus carros eram totalmente autônomos.

Se a Tesla não resolver os problemas de marketing dentro de um prazo de 60 dias, o DMV planeja avançar com uma suspensão de 30 dias da licença da empresa para vender carros na Califórnia.

No entanto, o DMV decidiu não suspender a licença de fabricação, o que significa que as operações de produção da Tesla na Califórnia não serão interrompidas.

Carlos Aono

Colunista no segmento Tecnologia e Inovações | CTOO do Grupo Ideal Trends, é especialista em tecnologia e inovação há mais de 9 anos. Sua missão como colunista do portal é traduzir tendências tecnológicas em insights estratégicos para negócios e para a sociedade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo