A autoclave bancada é um equipamento de alta eficiência, utilizado em processos de desinfecção. No mercado, o aparelho se destaca por sua excelente relação custo-benefício, que é atingida a curto, médio e longo prazos. Quer saber mais sobre o que é, para que serve, os benefícios e os modelos do aparelho? Navegue pelos tópicos abaixo e confira!
- O que é e para que serve a autoclave bancada?
- Quais segmentos costumam usar a autoclave bancada?
- Benefícios da autoclave bancada
- Modelos de autoclave bancada
- Materiais que podem ou não irem para a autoclave
- Como usar a autoclave?
- Diferença entre estufa e autoclave
O que é e para que serve a autoclave bancada?
Explicando de maneira resumida, a autoclave bancada é um equipamento responsável por realizar a desinfecção de materiais e instrumentos.
Em outras palavras, o aparelho é capaz de eliminar bactérias, fungos e outros agentes infecciosos, que podem comprometer a segurança de diversos procedimentos.
Para que isso seja possível, a autoclave de bancada atua por meio de um processo de autoclavagem, utilizando altas temperaturas e pressão para matar os microorganismos.
Quais segmentos costumam usar a autoclave bancada?
Na atualidade, a autoclave bancada costuma ser utilizada principalmente em áreas hospitalares, clínicas, laboratoriais e industriais.
Isso porque esses ambientes requerem um alto nível de higienização para evitar contaminações, que podem colocar em risco inclusive a vida de pessoas.
Devido a essa razão, é comum que os equipamentos sejam adquiridos de acordo com as necessidades do próprio segmento.
Um excelente exemplo disso é a autoclave odontológica, um item indispensável em consultórios de dentistas.
Ademais, a autoclave de bancada também pode ser encontrada em diferentes capacidades, a fim de atender desde pequenas demandas até as maiores.
Benefícios da autoclave bancada
Depois de descobrir o que é, para que serve e onde é utilizada a autoclave bancada, é o momento de desvendar os benefícios advindos de sua aquisição e utilização.
Embora possua um alto valor de aquisição, o equipamento oferece um ótimo custo-benefício, visto que possui alta eficiência e longa vida útil.
Não só isso, a autoclave de bancada, como o próprio nome sugere, é disposta em cima de um suporte, que possibilita um melhor aproveitamento de espaço.
Em alguns casos, a bancada pode possuir gavetas e armários, que permitem guardar todos os itens essenciais para os processos, como as embalagens de esterilização.
Saindo um pouco da parte estrutural e organizacional, a autoclave bancada também é fundamental para evitar a propagação de doenças infectocontagiosas.
Isso acontece justamente devido ao fato de que o processo ajuda a eliminar microorganismos perigosos, evitando que eles se espalhem nas próximas utilizações.
Vale citar que a alta eficiência do sistema faz com que a autoclave bancada gere uma economia considerável de custos, visto que não necessita de retrabalhos de esterilização e não ocasiona danos aos instrumentos.
Por último, mas não menos importante, a autoclave de bancada também é uma excelente alternativa para o meio ambiente, considerando que o processo não utiliza agentes químicos agressivos.
Porém, para que tudo isso seja possível, é importante que o cliente tenha muita cautela no momento da escolha.
Além de considerar os tipos de objetos que serão esterilizados, é fundamental que a instalação e manuseio da máquina sejam feitos por profissionais experientes.
Modelos de autoclave bancada
No mercado, a autoclave bancada pode ser encontrada em diversos modelos, que se diferem tanto no modo de funcionamento quanto na disposição.
Ao tratar da operação, é comum que o cliente possa optar por equipamentos analógicos ou digitais.
Explicando brevemente cada um, a autoclave de bancada do tipo analógica conta com um manômetro, que indicará o andamento do processo.
Depois que o ponteiro do instrumento atinge um nível verde, que é indicado de modo visual, é necessário utilizar manualmente uma haste de despressurização para que o sistema volte ao zero.
Por outro lado, quando se trata da autoclave digital, o processo acontece de forma automática a partir de ajustes numéricos, que permitem realizar os processos de aquecimento e remoção do ar.
Já quando se trata da disposição, o modelo mais comum para utilização em suportes é a autoclave horizontal de bancada, mas o equipamento também pode ser encontrado na vertical.
Ao falar sobre os tipos de autoclave, é impossível não citar que os modelos que atuam com vapor ainda podem ser subdivididos em:
- Autoclave gravitacional;
- Autoclave de alto vácuo;
- Autoclave de vácuo único;
- Autoclave de vácuo fracionado.
Além desses modelos, a autoclave de bancada pode ser adquirida em versões compactas, as famosas mini autoclaves.
Quer saber mais sobre a autoclave de bancada? Confira as ofertas de equipamentos que o Soluções Industriais separou para você comprar com os melhores preços!