Buscas relacionadas:

Autoclave bancada

A autoclave bancada é um equipamento de alta eficiência, utilizado em processos de desinfecção. No mercado, o aparelho se destaca por sua excelente relação custo-benefício, que é atingida a curto, médio e longo prazos. Quer saber mais sobre o que é, para que serve, os benefícios e os modelos do aparelho? Navegue pelos tópicos abaixo e confira!

  • O que é e para que serve a autoclave bancada?
  • Quais segmentos costumam usar a autoclave bancada?
  • Benefícios da autoclave bancada
  • Modelos de autoclave bancada
  • Materiais que podem ou não irem para a autoclave
  • Como usar a autoclave?
  • Diferença entre estufa e autoclave

O que é e para que serve a autoclave bancada?

Explicando de maneira resumida, a autoclave bancada é um equipamento responsável por realizar a desinfecção de materiais e instrumentos. 

Em outras palavras, o aparelho é capaz de eliminar bactérias, fungos e outros agentes infecciosos, que podem comprometer a segurança de diversos procedimentos. 

Para que isso seja possível, a autoclave de bancada atua por meio de um processo de autoclavagem, utilizando altas temperaturas e pressão para matar os microorganismos.

Quais segmentos costumam usar a autoclave bancada?

Na atualidade, a autoclave bancada costuma ser utilizada principalmente em áreas hospitalares, clínicas, laboratoriais e industriais. 

Isso porque esses ambientes requerem um alto nível de higienização para evitar contaminações, que podem colocar em risco inclusive a vida de pessoas. 

Devido a essa razão, é comum que os equipamentos sejam adquiridos de acordo com as necessidades do próprio segmento. 

Um excelente exemplo disso é a autoclave odontológica, um item indispensável em consultórios de dentistas. 

Ademais, a autoclave de bancada também pode ser encontrada em diferentes capacidades, a fim de atender desde pequenas demandas até as maiores. 

Benefícios da autoclave bancada

Depois de descobrir o que é, para que serve e onde é utilizada a autoclave bancada, é o momento de desvendar os benefícios advindos de sua aquisição e utilização. 

Embora possua um alto valor de aquisição, o equipamento oferece um ótimo custo-benefício, visto que possui alta eficiência e longa vida útil. 

Não só isso, a autoclave de bancada, como o próprio nome sugere, é disposta em cima de um suporte, que possibilita um melhor aproveitamento de espaço. 

Em alguns casos, a bancada pode possuir gavetas e armários, que permitem guardar todos os itens essenciais para os processos, como as embalagens de esterilização. 

Saindo um pouco da parte estrutural e organizacional, a autoclave bancada também é fundamental para evitar a propagação de doenças infectocontagiosas. 

Isso acontece justamente devido ao fato de que o processo ajuda a eliminar microorganismos perigosos, evitando que eles se espalhem nas próximas utilizações. 

Vale citar que a alta eficiência do sistema faz com que a autoclave bancada gere uma economia considerável de custos, visto que não necessita de retrabalhos de esterilização e não ocasiona danos aos instrumentos. 

Por último, mas não menos importante, a autoclave de bancada também é uma excelente alternativa para o meio ambiente, considerando que o processo não utiliza agentes químicos agressivos. 

Porém, para que tudo isso seja possível, é importante que o cliente tenha muita cautela no momento da escolha. 

Além de considerar os tipos de objetos que serão esterilizados, é fundamental que a instalação e manuseio da máquina sejam feitos por profissionais experientes. 

Modelos de autoclave bancada

No mercado, a autoclave bancada pode ser encontrada em diversos modelos, que se diferem tanto no modo de funcionamento quanto na disposição. 

Ao tratar da operação, é comum que o cliente possa optar por equipamentos analógicos ou digitais. 

Explicando brevemente cada um, a autoclave de bancada do tipo analógica conta com um manômetro, que indicará o andamento do processo. 

Depois que o ponteiro do instrumento atinge um nível verde, que é indicado de modo visual, é necessário utilizar manualmente uma haste de despressurização para que o sistema volte ao zero. 

Por outro lado, quando se trata da autoclave digital, o processo acontece de forma automática a partir de ajustes numéricos, que permitem realizar os processos de aquecimento e remoção do ar. 

Já quando se trata da disposição, o modelo mais comum para utilização em suportes é a autoclave horizontal de bancada, mas o equipamento também pode ser encontrado na vertical. 

Ao falar sobre os tipos de autoclave, é impossível não citar que os modelos que atuam com vapor ainda podem ser subdivididos em: 

  • Autoclave gravitacional;
  • Autoclave de alto vácuo;
  • Autoclave de vácuo único;
  • Autoclave de vácuo fracionado. 

Além desses modelos, a autoclave de bancada pode ser adquirida em versões compactas, as famosas mini autoclaves. 

Quer saber mais sobre a autoclave de bancada? Confira as ofertas de equipamentos que o Soluções Industriais separou para você comprar com os melhores preços!

Ver mais Ver menos

Autoclave bancada

Materiais que podem ou não irem para a autoclave

Embora a autoclave bancada seja um equipamento muito versátil, existem materiais e instrumentos que não podem ser esterilizados dentro delas. 

Normalmente, a divisão deles varia de acordo com as propriedades das peças, o que inclui seu material de confecção e resistência. 

Por exemplo, acessórios de aço inoxidável utilizados em procedimentos cirúrgicos podem - e devem! - ser esterilizados no equipamento. 

Enquanto isso, vários materiais de polietileno, isopor e papel devem ser evitados na autoclave de bancada, visto que podem deteriorar ou até mesmo derreter devido à temperatura. 

Ainda sobre o assunto, é fundamental identificar se o material que pretende desinfectar pode passar pelo procedimento ou é descartável. 

Como usar a autoclave?

Independentemente se for uma autoclave hospitalar ou destinada para qualquer outro ambiente, o modo de uso do equipamento é bem simples, mas requer alguns cuidados especiais. 

Com relação ao próprio equipamento, é importante checar se todos os controles estão na posição certa, evitando operações incorretas que comprometam a esterilização. 

Não só isso, é importante analisar se a temperatura, a pressão e o tempo de operação também estão ajustados. 

No entanto, quando se trata do uso da autoclave bancada, esses não são os únicos passos para garantir a eficiência do procedimento. 

Recapitulando, existem materiais e instrumentos que podem ou não ir para a máquina, bem como embalagens específicas para os processos. 

Antes de serem embalados, os acessórios precisam passar por uma limpeza prévia, que pode ser feita com panos, escovas ou até mesmo com lavadoras ultrassônicas. 

Após essa higienização, os itens devem ser colocados dentro de sacos ou wraps, selados e identificados. 

No momento de dispô-las na autoclave de bancada, é ideal que as embalagens não sejam encostadas nas paredes do equipamento e que itens pesados fiquem embaixo de leves. 

Quando tudo estiver dentro da câmara da autoclave a vapor, a porta deve ser fechada, e o procedimento iniciado. 

Depois da esterilização ser concluída, é necessário deixar o equipamento entreaberto por alguns minutos, a fim de evitar queimaduras durante a retirada dos pacotes. 

A importância da manutenção da autoclave bancada

Não adianta conhecer o modo de funcionamento da autoclave bancada e ignorar a importância de realizar a manutenção do equipamento. 

Assim como qualquer outra máquina, o aparelho precisa de alguns cuidados básicos para prolongar sua vida útil, como a realização de limpezas internas e externas. 

Ademais, é sempre bom que um profissional especializado seja contratado periodicamente para analisar o funcionamento da autoclave de bancada. 

Apesar de ser ignorado por muitas pessoas, a contratação ajuda a identificar pequenas falhas antes que se tornem problemas mais graves. 

Vale destacar que a bancada para autoclave também deve ser vistoriada, a fim de identificar corrosão no metal ou outros danos estruturais.

Ao realizar todos esses processos, é possível garantir que a autoclave vertical ou horizontal estará realmente operando de modo seguro, sem riscos de contaminações ou acidentes. 

Diferença entre estufa e autoclave

Embora sejam muito confundidas, a autoclave bancada e a estufa de esterilização são equipamentos diferentes, especialmente quando os processos são analisados. 

Tanto a autoclave analógica quanto a vertical costumam utilizar vapores, sejam eles saturados, úmidos ou superaquecidos, para o desenvolvimento da desinfecção. 

Algo muito diferente acontece quando se trata da utilização da estufa, que atua de modo similar a um forno, não utilizando água durante o processo. 

Quando se trata da utilização, a estufa costuma ser mais solicitada para a esterilização de materiais que podem corroer com vapor. 

Enquanto isso, a autoclave de bancada apresenta uma utilização mais ampla, englobando todos os materiais e instrumentos que não danifiquem com o aumento da temperatura. 

Agora que você já conhece mais detalhes sobre a autoclave bancada, suas aplicações e modo de uso, entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e saiba onde adquirir os melhores equipamentos do mercado!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação