Buscas relacionadas:

Display LCD

O display LCD exibe textos, imagens ou vídeos de alta qualidade em monitores modernos, televisores, tablets, smartphones e muitos outros equipamentos. Com um baixo custo de fabricação e alta eficiência, o painel de cristal líquido caracteriza-se como um avanço tecnológico econômico. Saiba mais sobre suas vantagens e tipos conferindo os tópicos abaixo!

  • O que é e para que serve o display LCD?
  • Como funciona o display LCD?
  • Vantagens do uso do display LCD
  • Tipos de displays LCD
  • Cuidados com o display LCD
display LCD display de cristal líquido display de LCD

O que é e para que serve o display LCD?

O display LCD é um painel eletrônico que apresenta textos, fotos, vídeos, entre outros conteúdos a partir de computadores, televisores, calculadoras, smartphones, relógios digitais ou qualquer dispositivo usado para tal função.

Por ser muito versátil, o display de cristal líquido, como também é conhecido o LCD, popularizou-se rapidamente, tornando-se uma preferência do público com outras tecnologias, como o LED e o Plasma. 

É possível encontrar um display LCD em estabelecimentos comerciais, empresas, museus, estádios de futebol, ginásios, aeroportos, estações de trem, centros médicos, ruas e muito mais. 

Isso porque a tecnologia serve para divulgar publicidades e mensagens educativas, exibir senhas e informações importantes em locais que prestam atendimento ao público ou recebem visitantes, sinalizar vias interditadas ou com obras, entre outras funções. 

Como funciona o display LCD?

O display LCD é composto por cristal líquido, substratos de vidro, luz de fundo, eletrodos, polarizadores e um filtro de cores no padrão RGB (sigla em inglês para referenciar as cores vermelho, verde e azul).

Ao ser ligado, sua luz de fundo passa pelos polarizadores, substratos e eletrodos, que ativam o cristal líquido para que cheguem ao filtro de cores e o conteúdo seja exibido.

O cristal líquido é capaz de mudar sua orientação ao sofrer ações de uma corrente elétrica. A partir disso, eles se alinham e permitem a passagem ou bloqueio da luz de fundo, procedimento essencial para a formação de imagens e caracteres nítidos.

A importância da pinagem para o display LCD

A pinagem refere-se às conexões por pinos que ligam o display LCD a uma placa controladora ou dispositivo eletrônico.  

Cada pino cumpre uma função específica, como fornecer energia elétrica, ajustar o contraste do LCD e selecionar os comandos.

É importante saber que a posição dos pinos varia de acordo com o modelo do display e deve ser cuidadosamente verificada antes de sua utilização.

Isso porque a ligação está diretamente relacionada à maneira como as informações são enviadas e recebidas pelo display, bem como com a qualidade, precisão e clareza das exibições. 

Dessa forma, qualquer imperfeição na pinagem pode resultar no funcionamento incorreto do display de cristal líquido.

Vantagens do uso do display LCD

O display LCD apresenta diversas vantagens, como o custo de fabricação mais baixo em comparação a outras tecnologias. Consequentemente, isso resulta em um preço final mais acessível.

O brilho do LCD em ambientes claros é outro ponto forte do dispositivo, pois permite que a tela seja visualizada com clareza e nitidez, mesmo quando exposta a luz solar. 

Além disso, o display de cristal líquido apresenta um baixo consumo de energia durante sua operação, o que não significa que tenha um desempenho inferior. 

Por fim, o display LCD pode ser muito compacto, o que o torna ideal para instalação em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. 

Tipos de displays LCD

Os displays de LCD são classificados em “matriz ativa” e “matriz passiva”, além do tipo de iluminação que possuem. 

O LCD de matriz ativa controla cada pixel individualmente e conta com um transistor de película fina para ligar e desligar o display de cristal líquido

Essas telas são comumente aplicadas em computadores, televisores e smartphones, pois têm uma resolução maior, cores vibrantes e ótimo brilho e contraste. 

Esse modelo de LCD é subdividido nos seguintes tipos de tela: 

  • Twisted Nematic (TN): Composto por uma camada de cristal líquido envolvido por duas camadas de substrato de vidro, o modelo apresenta um baixo custo;
  • In-Plane Switching (IPS): Formada com uma camada de cristal líquido alinhada paralelamente a duas de substrato de vidro, a tela oferece ângulos de visão ampliados;
  • Alinhamento Vertical (VA): Feita com uma camada de cristal líquido alinhada verticalmente a duas de substrato de vidro, é ótima para ambientes escuros.

Já o display LCD de matriz passiva comanda os pixels por meio de eletrodos, conectando-se com eles a partir de linhas e colunas. O modelo é bastante usado na fabricação de calculadoras e relógios de pulso digitais.

É comum encontrar esse tipo de display de cristal líquido em três versões principais. São elas: 

  • MiniLed: Utilizado em televisores e monitores modernos, o MiniLed melhora a qualidade da imagem em ambientes com pouca iluminação;
  • LED: Também aplicado a televisores e monitores, além de tablets e celulares, o LED oferece maior controle do brilho e contraste;
  • CCFL: Feito por lâmpadas fluorescentes, o display LCD CCFL é compacto e econômico. 

Cuidados com o display LCD

Embora seja resistente, o display LCD requer alguns cuidados durante o transporte e a limpeza. 

Por exemplo, o ideal é guardar a embalagem original do display de cristal líquido e usá-la sempre que for preciso levar a tela para outro local.

Também é recomendável preencher a caixa com isopor e plástico bolha novo, a fim de proteger ainda mais o equipamento.

Por sua vez, a higienização da tela deve ser realizada sem movimentos bruscos e com um pano seco e macio. 

Caso haja manchas mais difíceis de remover, o indicado é consultar o manual do fabricante ou um profissional especializado em display de cristal líquido para obter orientações detalhadas sobre o que pode ser feito. 

Quer ter acesso aos melhores fornecedores de LCD do mercado? Solicite um orçamento gratuito agora mesmo com os parceiros do Soluções Industriais!

Mas caso deseje mais informações sobre o produto, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final da página!

Ver maisVer menos

Display LCD

O display LCD é um painel eletrônico presente em televisores, computadores, smartphones, relógios digitais, calculadoras e muitos outros dispositivos. 

Sua função é transmitir imagens com nitidez, brilho e contraste adequados aos usuários desses aparelhos. 

O Soluções Industriais reúne os maiores especialistas em display de cristal líquido para você fazer um investimento assertivo. Faça já sua cotação! 

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação