Buscas relacionadas:

Luvas de vinil

As luvas de vinil servem como uma ótima barreira contra produtos químicos e substâncias contaminantes. Encontradas em opções com ou sem pó, elas são hipoalergênicas e livres de látex, além de poderem ser utilizadas em áreas da saúde, manipulação de alimentos, limpeza e muitas outras. Confira os tópicos abaixo e saiba mais sobre as indicações de uso do item!

  • O que são e para que servem as luvas de vinil?
  • Indicações de uso das luvas de vinil
  • Como a luva de vinil deve ser colocada?
  • Benefícios e características das luvas de vinil
  • Como escolher a melhor luva de vinil?

O que são e para que servem as luvas de vinil?

Feitas de materiais sintéticos e descartáveis, as luvas de vinil são usadas para proteger as mãos do contato direto com elementos potencialmente prejudiciais, como produtos químicos agressivos e microorganismos. 

Conhecida por sua baixa irritação à pele, a luva vinil é uma ótima opção para pessoas com pele sensível, já que não possui substâncias que podem causar reações alérgicas em sua composição. 

Por esse motivo, o item está presente em diversas atividades nos mais variados setores profissionais, sendo uma alternativa tão popular quanto a luva de látex, por exemplo.

Indicações de uso das luvas de vinil

As luvas de vinil são indicadas para muitos trabalhadores, incluindo cabeleireiros, médicos, enfermeiros, dentistas, chefs de cozinha e faxineiros.

No entanto, as aplicações da luva de vinil descartável não estão limitadas apenas ao uso profissional.

Isso porque também possível utilizá-la para limpezas e manutenções de ambientes e equipamentos domésticos, especialmente quando o processo envolver produtos químicos.

Vale ressaltar que as indicações de uso das luvas de vinil devem sempre respeitar as orientações do fabricante, pois manusear os itens incorretamente pode provocar cortes e perfurações em suas superfícies.

Além disso, também é preferível adquirir a luva vinílica de fornecedores especializados, que garantem não apenas a boa procedência do material, como também oferecem o melhor custo-benefício em compras no atacado ou no varejo.

A luva de vinil é um EPI?

Por estarem presentes no dia a dia de tantas pessoas, as luvas de vinil nem sempre são vistas como itens de segurança. 

Apesar disso, o material é classificado como um EPI (equipamento de proteção individual), de acordo com a Norma Regulamentadora n° 6, criada para orientar funcionários e seus contratantes sobre boas práticas de segurança no trabalho. 

Isso significa que a luva vinil deve ser disponibilizada gratuitamente aos trabalhadores sempre que seu uso for essencial no desenvolvimento de qualquer atividade profissional.

luvas de vinil

Como a luva de vinil deve ser colocada?

Colocar as luvas de vinil é uma tarefa rápida e prática, desde que alguns passos simples sejam seguidos. 

Para começar, é recomendável lavar bem as mãos com água e sabão, a fim de remover sujeiras, germes e oleosidades. 

Anéis, relógios, pulseiras e qualquer outro acessório colocado nas mãos ou nos punhos também devem ser removidos.

Com tudo pronto, segure a primeira luva pelo punho e deslize a mão para dentro dela, utilizando a outra mão como apoio para esticá-la suavemente, mas sem tocar na região da palma ou dos dedos. Repita o processo descrito acima para a segunda luva.

Para concluir, é indispensável lembrar que a luva vinil só pode ser retirada da embalagem ou do suporte que a armazena quando necessário, pois removê-la muito antes de usar prejudica seu desempenho ou causa contaminações.

Benefícios e características das luvas de vinil

As luvas de vinil possuem características específicas, que as diferenciam de outras luvas em alguns aspectos. 

Em primeiro lugar, esses modelos não contêm proteínas de látex, o que as torna menos elásticas, mas ainda assim facilmente ajustáveis às mãos.

As luvas de vinil também são populares por apresentarem texturas lisas, portanto, identificá-las é bem fácil.

Outro ponto importante a ser destacado sobre a luva vinil é o seu baixo custo de produção, o que faz com que o EPI possua um preço de mercado muito acessível. 

Por isso, embora o produto seja descartável, não é necessário um grande investimento para contar com um bom estoque de luvas de vinil. 

Além de todas essas características e vantagens, os acessórios possuem uma boa sensibilidade tátil e são encontrados em várias cores e tamanhos. 

Luvas de vinil com ou sem pó?

Existem modelos de luvas de vinil que vêm cobertos por uma camada de pó de amido de milho ou sem esse produto, e a escolha da melhor opção depende do uso específico do item. 

Por exemplo, a luva vinil com pó facilita o processo de colocar e remover as luvas, característica especialmente útil em situações em que é necessário trocar as luvas com frequência. 

Além disso, a presença do pó garante uma melhor absorção do suor quando se usa o material por muitas horas ininterruptamente.

Já as luvas de vinil sem pó são recomendadas em áreas sensíveis, ou seja, onde a presença da camada é indesejada, como em áreas hospitalares e laboratoriais. 

Essa versão de luva vinil também é a escolha adequada para pessoas com alergias ao pó ou sensibilidade à pele. 

Como escolher a melhor luva de vinil?

A melhor maneira de escolher as luvas de vinil ideais para a necessidade em questão é consultar fabricantes e fornecedores qualificados. 

Entretanto, também é fundamental estar atento a critérios como a espessura e capacidade de aderência do material. 

Embora todas as luvas de vinil de primeira qualidade sejam muito eficazes, existem pequenas distinções entre as marcas e modelos que fazem a diferença no momento da aquisição. 

Por exemplo, para lidar com objetos cortantes, é recomendado optar por uma luva vinil mais grossa do que o normal. Já em trabalhos com substâncias oleosas, luvas de vinil aderentes são a solução perfeita! 

Quer o auxílio de quem mais entende do assunto para fazer um investimento assertivo em luva de vinil? Solicite já um orçamento no Soluções Industriais e tire todas as suas dúvidas com especialistas!

E caso deseje mais informações sobre o produto, não deixe de ler o conteúdo que disponibilizamos especialmente para você no final da página!


Ver maisVer menos

Luvas de vinil

As luvas de vinil são equipamentos de proteção individual (EPIs) muito utilizados nos mais variados segmentos, desde o alimentício até o automobilístico. 

Assim como a luva de látex, esses itens oferecem resistência contra produtos químicos agressivos e microorganismos que provocam doenças e diversos danos às mãos.

Agora que você já sabe tudo sobre a luva vinil, faça uma cotação gratuita no Soluções Industriais e aproveite as ofertas imperdíveis dos nossos parceiros!  


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação