Buscas relacionadas:

Peletizadora De Ração

A peletizadora de ração desempenha um papel crucial na produção de alimentos destinados para animais. A máquina é responsável por modelar e separar a massa em pequenas partículas, facilitando a digestão e absorção de nutrientes no momento do consumo. Conheça melhor suas vantagens, características e modo de funcionamento nos tópicos listados abaixo!

  • O que é e para que serve a peletizadora de ração?
  • Como funciona uma peletizadora de ração?
  • Tipos de máquinas peletizadoras
  • Benefícios de uso da peletizadora de ração
PELETIZADORA DE RAÇÃO

O que é e para que serve a peletizadora de ração?

A peletizadora de ração é um equipamento essencial para a indústria alimentícia animal, uma vez que transforma ingredientes em ração no formato de pellets (pequenas pastilhas), como uma máquina de fazer ração granulada.

Além disso, essa máquina é muito utilizada por criadores de animais em fazendas e outras áreas de produção, a fim de atender às necessidades específicas de diversas espécies, como aves, suínos, bovinos e peixes.

Alguns fatores influenciam diretamente o sucesso da máquina de peletizar ração, como a fórmula usada na fabricação do alimento.

Para exemplificar, uma ração com grande quantidade de fibras será mais resistente do que uma que acumula óleos em excesso e, por isso, se torna quebradiça.

Também é essencial se atentar a granulometria dos ingredientes, algo definido durante o processo de moagem. Quanto mais grossa for a moagem, maiores serão as chances de produzir pellets frágeis.

Outros pontos importantes são a injeção de vapor e o pré-condicionamento aplicado à massa inserida na peletizadora de ração. 

Um vapor de boa qualidade, e colocado na medida certa, contribui para deixar as rações com ótimas propriedades, além de diminuir o custo de produção.

Já um pré-condicionamento realizado no tempo de retenção adequado é imprescindível para eliminar bactérias que causam infecção alimentar, como a salmonella.

Como funciona uma peletizadora de ração?

O funcionamento de uma peletizadora de ração envolve várias etapas, da moagem de ingredientes ao resfriamento do produto final.

A primeira etapa é realizada por um moinho de martelo, que reduz o tamanho dos componentes e facilita a mistura da ração.

Quando as matérias-primas se transformam em partículas no tamanho adequado para uma maquina de peletizar ração, elas podem ser combinadas entre si, a fim de garantir uma nutrição balanceada aos animais.

Em seguida, a massa já misturada é condicionada, com a adição de água e vapor, uma medida que aumenta a temperatura e umidade dos ingredientes.

Com esses passos concluídos, a ração é pressionada contra orifícios presentes na peletizadora, sendo moldados em formato de pellets.

Nesse procedimento, o calor é essencial para consolidar a estrutura produzida na máquina de peletizar ração.

Por fim, os pellets são resfriados e peneirados, saindo da máquina peletizadora de ração, preferencialmente, com no máximo 10 °C a mais do que a temperatura ambiente.

Tipos de máquinas peletizadoras

Os principais tipos de peletizadora de ração encontrados no mercado estão destacados na listagem a seguir:

  • Peletizadora convencional: Permite a lubrificação do rolamento central e dos rolos compressores secundários enquanto está em operação, sem a necessidade de interromper a fabricação dos pellets;
  • Peletizadora de matriz plana: Conta com engrenagens semelhantes a hélices, que evitam a entrada de agentes contaminantes nos ingredientes inseridos na máquina;
  • Peletizadora de laboratório: Possui um sistema de controle de Rotações por Minuto (RPM) e uma matriz estática, o que garante uniformidade nos cortes da massa.

Esse equipamento também pode ser encontrado em diferentes tamanhos, como a peletizadora de ração pequena ou grande, como uma mini peletizadora de ração, a fim de ajustar-se às demandas produtivas de cada setor. 

Para escolher uma peletizadora corretamente, é importante considerar a capacidade de produção desejada, o tipo de ração a ser fabricada e os recursos disponíveis na indústria. 

Benefícios de uso da peletizadora de ração

A peletizadora de ração consegue produzir alimentos mais facilmente digeríveis pelos animais.

Embora isso possa parecer um detalhe, criadores especializados sabem que uma boa digestão é essencial para absorver nutrientes e, consequentemente, melhorar a saúde dos bichos, inclusive quando se trata de ganhar peso da maneira adequada.

Além disso, animais muito jovens ou com idade avançada podem ter dificuldade de mastigar rações fabricadas a partir de outros métodos.

Por sua vez, os compradores beneficiam-se da máquina de peletizar ração quando comparam os níveis de desperdício entre os alimentos peletizados com os demais.

Os pellets são mais duráveis e menos suscetíveis a quebras e migalhas, o que reduz significativamente a perda durante o consumo. 

Para concluir, os produtores não encontram grandes obstáculos no armazenamento e transporte dos pellets, pois esses são bem mais densos que alimentos farelados e, portanto, ocupam menos espaço.  

Essa característica ainda reduz os custos de logística e contratação de funcionários responsáveis por carregar os sacos de ração.

Solicite um orçamento no Soluções Industriais e adquira equipamentos de alto desempenho no controle dos ingredientes e da formulação da ração em pellets.

Você também pode conferir mais informações sobre a máquina de peletizar ração no conteúdo que disponibilizamos no final da página!


Ver maisVer menos

Peletizadora De Ração

A peletizadora de ração entrega qualidade e eficácia na produção de alimentos destinados a animais.

Com um moderno sistema, a máquina de peletizar ração consegue modelar a mistura de ingredientes, criando pellets macios, mas muito resistentes e compactos. 

Vale lembrar que a peletização é apenas um dos processos na fabricação de rações, já que as matérias-primas também precisam passar por um moinho de martelo, que irá reduzi-las em pequenas partículas.

Ficou interessado? Faça uma cotação no Soluções Industriais e seja atendido por quem mais entende de máquina de peletizar ração!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação