Buscas relacionadas:

Proteção Sanfonada

A proteção sanfonada é ideal para evitar que equipamentos industriais sofram danos severos durante suas operações. Encontrado em diferentes materiais, como aço, poliamida, tecido de vidro e PVC, o produto resguarda componentes contra atritos e vibrações excessivas, além de suportar temperaturas extremas e produtos químicos. Saiba mais nos tópicos abaixo!

  • O que é e para que serve a proteção sanfonada?
  • Vantagens de uso da proteção sanfonada
  • Modelos de proteções sanfonadas
  • Como escolher a melhor proteção sanfonada? 

O que é e para que serve a proteção sanfonada?

A proteção sanfonada é uma estrutura muito utilizada nas indústrias, graças à sua grande flexibilidade e resistência.

A função do item é proteger os maquinários contra fortes impactos, atritos, poeira, umidade e outros danos mecânicos e físicos que possam comprometer seriamente o desempenho de peças como barramentos, colunas, guias lineares, fusos e cilindros. 

Além disso, as proteções sanfonadas podem ser fabricadas com materiais resistentes a produtos químicos, como PVC ou poliuretano com revestimento especial. 

Essas matérias-primas atuam como uma barreira física entre as substâncias perigosas e as áreas de trabalho ou equipamentos, a fim de evitar a contaminação cruzada ou vazamentos. 

Algumas proteções também são projetadas para absorver ruídos gerados pelas máquinas em operação, o que contribui para um ambiente de trabalho mais silencioso e melhora o conforto dos operadores.

Portanto, não é exagero afirmar que a proteção sanfonada industrial desempenha um papel fundamental na segurança de sistemas e operadores, uma vez que garante a integridade dos equipamentos e evita falhas que poderiam ocasionar acidentes. 

Vantagens de uso da proteção sanfonada

Assim como a almofada de ar, a proteção sanfonada é utilizada para criar uma camada de proteção adicional para a absorção de choque. Essa função assegura diversas vantagens a curto, médio e longo prazos, como:

  • Segurança: A cobertura proporcionada pela proteção sanfonada cria uma barreira de segurança que resguarda os operadores de máquinas contra acidentes causados por partes em movimento, como, por exemplo uma proteção sanfonada para cilindros;
  • Durabilidade: As máquinas tendem a precisar de menos manutenções corretivas quando contam com uma proteção sanfonada industrial, ou seja, a vida útil de seus componentes é estendida consideravelmente; 
  • Alta produtividade: Como não ocorrem muitas pausas para ajustes com as proteções em formato sanfonado, a produtividade dos equipamentos também aumenta, potencializando o lucro das indústrias;
  • Versatilidade: A estrutura expansível da proteção sanfonada industrial permite que ela se adeque a diferentes tamanhos e formatos de máquinas;
  • Custo-benefício: Embora seja um componente usado em equipamentos industriais, a proteção sanfonada tem um preço muito acessível, ainda mais quando se leva em conta suas inúmeras vantagens.

Ainda vale mencionar que uma proteção sanfonada industrial pode ser recuperada mesmo após sofrer desgastes naturais.  

O procedimento é realizado tanto dentro das indústrias quanto em centros especializados, após uma cuidadosa avaliação técnica.

Também é importante respeitar os prazos de manutenção ou troca das peças protegidas pela sanfona, uma vez que isso contribui para manter o máximo desempenho das máquinas por longos períodos.

Modelos de proteções sanfonadas

Uma proteção sanfonada costuma ser classificada conforme o seu formato, que é geralmente sextavado, retangular ou cilíndrico, ou categorizada como “especial”, com formas e dimensões incomuns. 

Vale citar que a configuração geométrica do componente não tem qualquer interferência no desempenho da proteção, desde que esteja adequada à peça protegida. 

Além disso, a proteção sanfonada industrial pode ser encontrada em vários materiais, como: 

  • Sanfonas de aço: usadas em ambientes industriais e máquinas que precisam de proteção contra detritos, líquidos e óleo;
  • Sanfonas de borracha: são usadas para proteger componentes mecânicos contra poeira, umidade e produtos químicos. Elas também podem ser usadas em máquinas e equipamentos que precisam de isolamento acústico; 
  • Sanfonas de tecido de vidro: são projetadas para cobrir e isolar equipamentos, máquinas ou áreas que precisam de proteção contra poeira, detritos, calor, respingos de líquidos, faíscas e outros elementos potencialmente prejudiciais;
  • Sanfonas de PVC: utilizadas em máquinas industriais, impressoras e equipamentos médicos por oferecer proteção contra sujeira e elementos externos; 
  • Sanfonas de nylon ou poliamida: são muito usadas em máquinas CNC (Controle Numérico Computadorizado), cilindros e outros equipamentos que precisam de proteção contra lascas de metal, poeira, sujeira e umidade;
  • Sanfonas de fole metálico: feitas de aço inoxidável ou alumínio, essas sanfonas são ideais em aplicações que exigem alta resistência a calor, produtos químicos e detritos agressivos.

Vale citar ainda que existem modelos compostos por estruturas adicionais, como lâminas de aço inox, que conferem ainda mais resistência à proteção sanfonada industrial. 

Independentemente dessas definições, essa proteção deve ser fabricada sob medida, a fim de ajustar-se exatamente ao equipamento ou sistema do comprador. 

Como escolher a melhor proteção sanfonada? 

Alguns critérios precisam ser levados em consideração no momento de escolher uma proteção sanfonada adequada, como para uma proteção telescópica. 

O primeiro é o tamanho da área que será coberta. As sanfonas devem se ajustar perfeitamente ao ponto de instalação, de modo que possam se movimentar conforme as vibrações da máquina, sem deixar espaços vitais sem preenchimento.

Outros aspectos que devem ser observados são a temperatura e a velocidade de operação dos equipamentos que serão protegidos.

Embora todas as proteções sanfonadas de qualidade estejam prontas para enfrentar condições adversas, alguns materiais de fabricação se saem melhor no calor ou frio excessivo, por exemplo.  

A resistência química da proteção sanfonada industrial também deve ser analisada, especialmente se ela for exposta a substâncias corrosivas ou produtos químicos agressivos.

Nesse caso, é crucial escolher um material que seja compatível com essas condições, a fim de garantir a durabilidade e a eficácia da proteção.

Caso haja qualquer dúvida sobre o modelo ideal, também é recomendável solicitar apoio especializado para realizar a melhor escolha. 

É justamente para te ajudar a encontrar esses profissionais que existe o Soluções Industriais, a maior plataforma B2B da América Latina. 

Em nosso site, você encontrará os melhores fornecedores de proteções sanfonadas do Brasil, que irão garantir todo o suporte necessário para a escolha mais assertiva. Solicite um orçamento e saiba mais! 

E caso deseje mais informações sobre a proteção sanfonada industrial, leia o conteúdo que preparamos especialmente para você no final desta página!


Ver maisVer menos

Proteção Sanfonada

A proteção sanfonada é uma ótima opção para aumentar a vida útil de componentes nas máquinas industriais, incluindo cilindros, guias lineares, barramentos, fusos e colunas.

Isso ocorre porque, assim como a almofada de ar, o item consegue suportar impactos e vibrações, o que cria uma camada de proteção adicional contra choques. 

Além disso, esse elemento ajuda a evitar a entrada de contaminantes como poeira, partículas abrasivas e umidade, que poderiam comprometer o funcionamento adequado dos componentes e levar a desgastes prematuros.

Se interessou por todas as vantagens asseguradas pelas proteções sanfonadas e quer adquirir um modelo compatível com a sua máquina? 

Solicite agora mesmo um orçamento no Soluções Industriais e encontre o produto ideal para as suas aplicações industriais. 



Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação