Buscas relacionadas:

Purgador de vapor

A presença de gases condensados e não condensados podem causar diversos danos físicos a um sistema de vapor. 

O condensado gerado pela perda de calor do vapor precisa ser drenado imediatamente para que a eficiência operacional do sistema não seja comprometida. 

Todo esse processo é realizado pelo purgador de vapor, que é usado para remover todos esses gases condensados como um medidor de vapor do sistema. 

Acompanhe o artigo e conheça tudo sobre purgador de vapor!

  • O que é um purgador de vapor?
  • Por que usar um purgador de vapor?
  • Como funciona um purgador de vapor?
  • Tipos de purgador de vapor que existem

O que é um purgador de vapor?

Um purgador de vapor, nada mais é que uma armadilha para o vapor. Ou seja, é uma válvula automática capaz de drenar o condensado sem que haja vazamento desse vapor

Dentro de um sistema de pressão ou de aquecimento, é necessário que o vapor ali dentro se mantenha com uma alta capacidade energética, pois ao contrário, ele sofrerá com seu desempenho de funcionamento. 

Desta maneira, o purgador vapor retira a massa condensada de dentro do sistema que causa o mal funcionamento do vapor. 

Por que usar um purgador de vapor?

Devido ao condensado não ter a mesma capacidade de função do vapor, é necessário que ele seja descartado, e por isso o purgador de vapor é importante. 

O purgador vapor é importante para eliminar os gases condensados que geram uma barreira no sistema  e que impossibilitem a transferência de calor entre o vapor em si e a superfície que deve ser aquecida. 

São os purgadores industriais os responsáveis pelo bom funcionamento de qualquer sistema de aquecimento e pressão de vapor instalados em indústrias, refinarias de petróleo, petroquímicas e demais. 

É importante eliminar os gases condensados que geram uma barreira no sistema,  e que impossibilitem a transferência de calor entre o vapor em si e a superfície que deve ser aquecida. 

Devido ao condensado não ter a mesma capacidade de função do vapor, é necessário que ele seja descartado, e por isso o purgador de vapor é importante. 

Em uma válvula normal, não é possível mudar a resposta às variações na quantidade do condensado gerado por não ser um número fixo e exato. 

Como o equipamento desse tipo não pode atender às variações do gás condensado, ao invés de drená-lo, ele se acumula dentro do equipamento/tubulação ocorrendo vazamento de vapor. 

Por isso é tão importante que um purgador vapor seja instalado. 

Como funciona um purgador de vapor?

Um purgador vapor, com suas variedades de modelos, funcionam diferentes. 

Para purgadores mecânicos, operam sob o princípio de gravidade específica, sua sede ou orifício com o movimento da boia, abre e fecha causando um fluxo do condensado.  

Já outros tipos de purgadores de vapor dependem da mudança de temperatura, velocidade e fase e assim  retém o vapor e descarrega o condensado sob diferentes pressões ou cargas.

Para verificar o bom funcionamento do purgador de vapor, como um purgador eletrônico,  pode ser apenas com o visual, observando alguma diferença na sua rotatividade, como um vazamento de vapor, por exemplo, ou também checando a temperatura e até mesmo por ultrassom. 

Em casos de baixa condensação causados por um sistema superaquecido, a água pode não ser o suficiente dentro do purgador para realizar a sua operação, e com isso cria uma flutuabilidade. 

Nesse caso, o balde dentro do sistema fica invertido e desce para o fundo do purgador vapor, que gera vazamento de alta quantidade de vapor superaquecido, o que causa como consequência uma contrapressão do retorno do vapor. 

Tipos de purgador de vapor que existem

Para que todo o gás condensado, e em alguns casos o não condensado seja extraído, existem vários tipos de purgador de vapor:

Purgador mecânico

Com o intuito de identificar quando há diferença entre as densidades do vapor e do condensado, é o purgador mecânico quem  detecta a densidade extinta nos elementos internos.

Quando isso acontece, é possível saber que não há apenas vapor dentro do recipiente, mas também o condensado, e partir daí que ele é descarregado e permaneça apenas o vapor para continuar seu processo.

Purgador boia

O purgador de boia, não é muito diferente do descrito acima, ele também identifica a diferença dos elementos, mas seu processo é feito por uma boia. 

Quando tem a presença do condensado, a boia flutua para a válvula se abrir para que a drenagem aconteça. 

Purgador balde invertido

Com o mesmo foco de descartar o condensado, esse tipo de purgador vapor é muito usado nas tubulações com um ciclo que se repete todas as vezes que o condensado é eliminado.

Seu nome é devido ao balde que se encontra dentro do sistema do purgador para vapor, em que ele age retirando o condensado para o vapor agir de forma correta.

Purgador termostático

O purgador termostático é separado em dois modelos:

Bimetálico

Esse tipo de purgador de vapor age de acordo com a temperatura do sistema, ou seja, ele é capaz identificar as temperaturas e decifrar o que é condensado e o que é vapor, e assim elimina o que não é eficaz.

Pressão balanceada

Agindo da mesma maneira do descrito acima, identificando a diferença de temperaturas, esse tipo faz com que essa identificação seja com uma pressão balanceada. 

Desta maneira, o controle é maior e dá para reaproveitar a energia do condensado que é eliminado.

Purgador termodinâmico

O purgador termodinamico age com base na identificação da energia e velocidade para assim separar o vapor e do condensado. 

Ver maisVer menos

Purgador de vapor

Para o bom funcionamento de um sistema de pressão ou aquecimento é necessário que o condensado gerado pelo vapor seja descartado, e para isso a válvula de um purgador vapor é essencial. 

Caso o purgador de vapor não esteja funcionando adequadamente, pode implicar até nos recursos financeiros das indústrias, por isso, sua importância e  manutenção do equipamento. 

Agora que você já sabe como funciona um purgador de vapor, confira os produtos dos parceiros do Soluções Industriais e aproveite!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação