Testes destrutivos

Os testes destrutivos são feitos para garantir que produtos sejam testados em relação a sua resistência, eficiência e qualidade, verificando se podem ser utilizados para os seus fins devidos. Assim, eles são essenciais para o meio industrial. Por isso, para saber mais sobre o que são, como são feitos e outras informações, navegue pelos tópicos abaixo!

  • O que são testes destrutivos?
  • Como são feitos os testes destrutivos?

O que são testes destrutivos?

Os testes destrutivos são processos feitos pelas manufaturas para conseguir testar produtos, no intuito de destruir uma amostra.

Assim, é possível ter uma noção mais aprofundada sobre o quanto aquele produto consegue suportar determinadas características, sejam temperatura, peso e outras.

A partir disso, eles são aplicados por meio de métodos diversos, como o teste líquido penetrante. 

Dessa forma, eles são responsáveis por analisar o comportamento dos materiais, sujeitos a esforços mecânicos. 

Sendo assim, as propriedades físicas são levadas em consideração nesse processo, verificando capacidade de peso, resistência e outros.

Tudo isso por meio de testes como o teste de líquido penetrante, mas além dele é possível utilizar:

  • Teste de ultrassom em soldas
  • Teste de tração;
  • Teste de compressão;
  • Teste de embutimento e outros.

A partir disso, é importante considerar que todos os tipos de testes destrutivos devem ser enviados por meio de relatórios, documentando todas essas análises e informações.

E o que são os testes não destrutivos?

Os testes não destrutivos são procedimentos que verificam por meio de testes, cálculos, gráficos e tabelas a qualidade da estrutura interna de um equipamento.

Assim, eles são extremamente importantes, levando em consideração que todos são feitos sem a intenção de quebrar ou danificar o material.

Pelo contrário, são responsáveis por garantir a integridade do produto e certificar-se que ele pode ser utilizado para os seus fins devidos.

A partir disso, as condições a que o item é empregado são bem diferentes dos testes destrutivos, como por meio do teste líquido penetrante.

Eles verificam até onde o produto pode chegar, a partir dos limites de cada solicitação de testagem.

Isso proporciona maior facilidade em manusear o produto no meio industrial, compreendendo todas as suas necessidades de uso.

Sendo assim, é um processo essencial e que pode ser utilizado em conjunto com os testes destrutivos, dependendo da necessidade de cada cliente. 

Como são feitos os testes destrutivos?

Os testes destrutivos são feitos a partir de algumas testagens em amostras com padrões pré-estabelecidos.

Verificando, assim, a propriedade das peças testadas, verificando como é o seu comportamento.

Assim, ela pode ser analisada a partir de várias variáveis, como o teste líquido penetrante e teste de impacto, assim como:

  • Desgaste;
  • Deformação;
  • Tração;
  • Compressão e outros.

Esse controle de qualidade é feito por meio de equipamentos próprios, aplicados para que se tenha um resultado mais assertivo.

Por isso, é importante contar com empresas de ensaios não destrutivos e destrutivos, fazendo com que se tenha uma boa prestação de serviços.

Então, para saber mais sobre os testes destrutivos e testagens específicas, como o teste líquido penetrante, veja todos os serviços que o Soluções Industriais selecionou para você!

Ver maisVer menos

Testes destrutivos

Os testes destrutivos são excelentes controles de qualidade para equipamentos diversos, fazendo com que seja possível ter um melhor resultado dos produtos testados.

Assim, eles podem ser aplicados também com o ensaio não destrutivo, que poderá verificar a estrutura interna de uma amostra antes de ser colocado a prova dos testes, como o teste líquido penetrante.

A partir disso, é essencial buscar por uma boa empresa, que preste serviços de testes destrutivos, garantindo maior eficiência para esse tipo de método.

Como é o caso dos parceiros do Soluções Industriais, que são referência dentro desse segmento. Então, entre em contato já e solicite o seu orçamento de testes destrutivos com os melhores profissionais do mercado!

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação