Buscas relacionadas:

Antiespumante à base de água

O antiespumante à base de água é um produto químico desenvolvido para reduzir ou eliminar a formação de espuma em líquidos, processo essencial no tratamento de efluentes e na fabricação de diversos produtos. A substância ainda se destaca por apresentar uma baixa viscosidade, o que facilita sua dispersão e mistura nos fluidos. Saiba mais nos tópicos abaixo!

  • O que é e para que serve o antiespumante à base de água?
  • Como funciona o antiespumante à base de água?
  • Aplicabilidade do antiespumante à base de água
  • O que considerar antes de comprar um antiespumante base água?

O que é e para que serve o antiespumante à base de água?

O antiespumante à base de água é usado para evitar a formação excessiva de espuma em tratamentos de efluentes e produção de diferentes mercadorias. 

A substância é fabricada com álcoois graxos de longas cadeias, agentes responsáveis por sua capacidade antiespumante.

Na prática, a operação do antiespumante base água pode ser dividida em três importantes benefícios.

O primeiro é o controle da espuma, feito com a quebra ou diminuição da tensão superficial em líquidos. Isso impede a formação de bolhas estáveis e, consequentemente, contribui para que a espuma desapareça rapidamente. 

Essa ação é possível porque o antiespumante à base de água tem baixa viscosidade e se concentra na superfície dos líquidos, área estratégica para desestabilizar as bolhas. 

O segundo benefício é o aumento da eficácia proporcionado pelo antiespumante base água aos procedimentos industriais.

Com o uso do produto, é possível tanto minimizar o desperdício de materiais quanto economizar tempo. 

Por último, o antiespumante à base de água previne problemas operacionais que podem trazer grandes prejuízos financeiros, como transbordamentos e entupimentos de tubulações, que atrasam consideravelmente as atividades realizadas por máquinas e funcionários.

Ainda vale mencionar que o antiespumante base água é inodoro e se decompõe por completo assim que conclui a eliminação da espuma. Portanto, ele não oferece desconforto olfativo ou trabalho extra com relação à limpeza de superfícies. 

Como funciona o antiespumante à base de água?

O funcionamento do antiespumante à base de água baseia-se em princípios físicos que atuam na interface entre o líquido e o ar, onde ocorre a formação da espuma.

Basicamente, o produto migra para a parte mais alta do conteúdo em que é inserido assim que a espuma começa a se formar. 

Quando isso acontece, a tensão na superfície do líquido é quebrada ou minimizada consideravelmente, e as bolhas de espuma se rompem muito rápido.  

É importante destacar que o antiespumante base água não provoca reações químicas agressivas, o que protege a integridade das pessoas e dos equipamentos presentes na área de trabalho, além do meio ambiente.  

Inclusive, em alguns segmentos, como o de tratamento de esgoto, o uso do antiespumante à base de água é obrigatório para cumprir legislações ambientais. 

Um exemplo é a resolução n° 357 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que proíbe o descarte de efluentes tratados quando ainda possuem espuma em suas composições. 

Aplicabilidade do antiespumante à base de água

Além do tratamento de efluentes, o antiespumante à base de água está presente na fabricação de produtos muito relevantes para a sociedade, como: 

Detergentes e materiais de limpeza em geral

Os detergentes e materiais de limpeza que formam espuma excessiva falham muito em suas funções de remover gorduras e outras substâncias indesejáveis.

Para evitar isso, a composição desses agentes conta com a presença essencial do antiespumante base água. 

Nos produtos citados, o antiespumante é tão importante quanto o ácido sulfônico (elemento aderente e umidificador).

Alimentos e medicamentos 

As indústrias farmacêuticas e a de alimentos frequentemente precisam controlar a espuma em vários estágios de produção.

O antiespumante é essencial para garantir a qualidade e a segurança dos produtos, minimizando as chances de contaminação. 

Bebidas fermentadas

O antiespumante ajuda a regular a quantidade de espuma durante a fermentação e o envase de cervejas e vinhos. 

Essa medida traz muito mais consistência e qualidade a essas bebidas, o que garante um produto final mais homogêneo e agradável ao paladar dos consumidores. 

Petroquímicos e agroquímicos

As atividades realizadas nas indústrias petroquímicas e agroquímicas muitas vezes envolvem líquidos com muita espuma. 

O uso do antiespumante impede transbordamentos e outros problemas que afetam o meio ambiente. 

Couro e tecidos

Os fabricantes de couro e tecidos utilizam o antiespumante base água em banhos de tingimento e etapas de acabamento. 

Esses procedimentos são cruciais para que os produtos em questão atendam aos padrões exigidos pelos compradores. 

O que considerar antes de comprar um antiespumante base água?

Antes de adquirir um antiespumante à base de água, é interessante que o solicitante analise critérios como o pH, a densidade e a presença ou ausência de silicone no produto. 

Além disso, é importante verificar a compatibilidade do antiespumante com os demais produtos químicos que serão utilizados no processo, a fim de evitar possíveis reações adversas. 

Outro fator relevante é a concentração necessária do antiespumante, pois o uso em excesso pode resultar em efeitos indesejados no processo. 

Por fim, é recomendável buscar orientação de profissionais especializados ou consultores técnicos, caso haja dúvidas sobre a escolha do antiespumante mais adequado para a aplicação desejada. 

O Soluções Industriais existe para te ajudar a solucionar dúvidas e encontrar os melhores fornecedores do segmento com poucos cliques! 

Basta solicitar um orçamento de antiespumante base água em nossa plataforma para entrar em contato direto com especialistas no produto. Faça já sua cotação! 

E caso deseje mais informações sobre o produto, leia o conteúdo que preparamos especialmente para você no final da página!


Ver maisVer menos

Antiespumante à base de água

O antiespumante à base de água reduz a tensão superficial de substâncias líquidas, o que desestabiliza as bolhas de espuma e promove suas quebras.

Essa função é essencial em diversas atividades, incluindo o tratamento de efluentes e a produção de alimentos, medicamentos e materiais de limpeza. 

No caso do último processo, o produto é aliado com outras substâncias que auxiliam na remoção da sujeira, como o ácido sulfônico. 

Ficou interessado no antiespumante à base de água? Faça uma cotação no Soluções Industriais e compare preços da substância com praticidade e segurança! 





Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação