Metalização por aspersão

A metalização por aspersão é um serviço responsável por criar uma camada de revestimento para as superfícies, garantindo que sejam mais resistentes à cavitação, corrosão, erosão e abrasão. Se você deseja saber em detalhes o que é, qual a importância, os benefícios e os tipos de materiais utilizados, navegue pelos tópicos abaixo e confira mais informações!

  • O que é a metalização por aspersão?
  • Qual a importância da metalização por aspersão?
  • Benefícios da metalização por aspersão
  • Quando a metalização por aspersão é recomendada na indústria?
  • Quais as etapas do processo de metalização por aspersão térmica?
  • Materiais usados no processo

O que é a metalização por aspersão?

A metalização por aspersão caracteriza-se como um serviço desenvolvido para criar uma camada de revestimento em superfícies, promovendo segurança e aumentando a vida útil. 

Quando se trata da metalização por aspersão térmica, o processo baseia-se na projeção de partículas fundidas ou semi-fundidas de ligas metálicas, cerâmicas ou polímeros. 

Ao ser desenvolvido em peças e objetos novos, o serviço ajuda a impedir substituições precoces, visto que é capaz de aumentar a durabilidade da superfície.

Não só isso, a metalização por aspersão é indicada para realizar a recuperação dimensional de peças, fazendo com que itens que sofreram desgastes possam voltar a uso. 

Uma característica marcante da aplicação é a rugosidade, que faz com que ocorram menos atritos e, consequentemente, o desgaste seja menor. 

Qual a importância da metalização por aspersão?

Sempre que o assunto gira em torno da metalização por aspersão, é possível destacar dois pontos de extrema importância com relação ao serviço. 

Resumidamente, o primeiro refere-se ao fato de que o processo assegura uma maior durabilidade para as peças. 

O segundo, e talvez mais importante, é relacionado ao fato de que metalização por aspersão térmica substitui a utilização do cromo duro eletrolítico, o que diminui os impactos ambientais.

Benefícios da metalização por aspersão

Seja a metalização por aspersão química ou térmica, o serviço assegura uma gama de benefícios a curtos, médios e longos prazos. 

Como citado, a metalização de peças consiste na aplicação de uma camada protetora, que pode ser de diversas espessuras ou ligas. 

Sendo assim, o serviço se destaca por ser customizado, variando de acordo com as necessidades da superfície e da aplicação. 

Apesar da metalização por aspersão ser desenvolvida com alguns materiais em altas temperaturas, o calor adequado não provoca deformações nem perda de funções mecânicas. 

Assegurando diferentes acabamentos, o processo ainda é capaz de aumentar em até 500% a durabilidade do objeto ao mesmo tempo que possui uma ótima relação custo-benefício. 

Ademais, a metalização por aspersão térmica também promove alta resistência contra ataques químicos, bem como promove boa condutividade térmica e elétrica. 

Quer saber mais sobre a metalização por aspersão? Confira as ofertas de serviços que o Soluções Industriais separou para você contratar com os melhores preços!

Ver mais Ver menos

Metalização por aspersão

Quando a metalização por aspersão é recomendada na indústria?

Levando em consideração que o serviço é indicado para revestir superfícies, a metalização por aspersão térmica costuma ser recomendada para muitas aplicações na indústria. 

Um excelente caso disso é para revestir equipamentos que costumam sofrer desgastes por abrasão, corrosão e erosão. 

Em adicional, o serviço costuma ser desenvolvido em locais que necessitem de algumas características específicas, como dureza elevada, antiaderência e condução elétrica. 

Por último, a metalização por aspersão também contribui para a recuperação das medidas das peças. 

Vale destacar que além da tradicional aspersão térmica, é possível solicitar serviços de arco elétrico e metalização a frio.

Quais as etapas do processo de metalização por aspersão térmica?

O processo de metalização por aspersão térmica não possui muitos segredos, visto que é dividido em três etapas simples de entender: 

  • Preparação da superfície; 
  • Aplicação do revestimento; 
  • Acabamento (não obrigatório).

Como o próprio nome sugere, a primeira etapa é responsável por garantir que a superfície esteja adequada para receber o revestimento. 

Inicialmente, o processo consiste na limpeza e secagem do local, deixando-o isento de óxidos, óleos, gorduras, graxas e impurezas. 

Logo em seguida, é fundamental realizar uma geração da rugosidade, a fim de atingir um nível que permita a aderência do material que será usado na metalização por aspersão.

O segundo passo da metalização por aspersão térmica é a aplicação do revestimento, que é quando o pó para metalização ou outro material é amolecido e aplicado.

Sobre o processo, é indispensável focar em parâmetros como: distância e perpendicularidade do equipamento com a superfície, velocidade de translação, taxa de aplicação e temperatura do substrato. 

Caso os padrões não estejam adequados com o que o serviço de metalização por aspersão térmica necessita, a superfície pode sofrer impactos como porosidade ou baixa aderência. 

Alguns processos de metalização por aspersão do tipo térmico precisam passar por uma terceira etapa de acabamento, a fim de atingir a qualidade desejada na superfície. 

Materiais usados no processo

A metalização por aspersão térmica ou fria é uma atividade que pode ser desenvolvida por meio de diferentes materiais. 

Por exemplo, existem processos que utilizam ligas ferrosas e não ferrosas, aço inox e carbono, alumínio, bronze, cobre, latão, metal patente, molibdênio, níquel e zinco. 

Além desses, é possível realizar a metalização por aspersão com ligas cerâmicas, que envolvem dióxido de titânio, óxido de alumínio, óxido de cromo e zirconato de magnésio. 

Como se não bastassem todos esses materiais, o processo também pode ser realizado com grafite e poliéster, ligas com bentonita calcinada, carbonetos e polímeros

Devido ao fato do sistema de aspersão ser muito versátil, os insumos realizados durante o processo podem ser comercializados de diferentes maneiras, como pó, arame, cordão e barra. 

Agora que você já sabe detalhes sobre a metalização por aspersão, entre em contato com um dos parceiros do Soluções Industriais e descubra como contratar o serviço com segurança!  

Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação