Buscas relacionadas:

Válvula De Diafragma

A válvula de diafragma é capaz de controlar o fluxo de fluidos perigosos, líquidos viscosos e partículas sólidas específicas de maneira segura e eficaz, pois o mecanismo responsável pela abertura e fechamento do componente fica completamente livre da exposição a materiais corrosivos e abrasivos. Confira os tópicos abaixo e conheça os benefícios do item!

  • O que é e qual a função de uma válvula de diafragma?
  • Como funciona a válvula de diafragma?
  • Tipos de válvula de diafragma
  • Benefícios da válvula de diafragma

O que é e qual a função de uma válvula de diafragma?

A válvula de diafragma é um dispositivo muito usado no controle do fluxo de fluidos perigosos e líquidos viscosos em indústrias.

Vale destacar ainda que alguns dos produtos transportados com o auxílio do componente contam com a presença de partículas sólidas em suas composições, o que exige muita resistência e capacidade de adaptação desses itens.

Devido às funções que desempenha, a presença da válvula diafragma é comum em segmentos alimentícios, biotecnológicos, farmacêuticos, químicos, de mineração, entre muitos outros. 
Materiais de fabricação das válvulas de diafragma

A versatilidade de aplicações faz com que seja possível encontrar o “corpo” da válvula com diafragma fabricado em aço inoxidável, ferro fundido, PVC (policloreto de vinila), polipropileno e vários outros materiais duráveis. 

Já a peça central da válvula, ou seja, o próprio diafragma, costuma ser feita de elastômeros ou termoplásticos, como borracha natural, borracha nitrílica, PTFE ou EPDM. 

Por último, caso o item conte com hastes, pinos, parafusos e molas, eles devem ser produzidos em aço inoxidável, latão ou outros materiais metálicos resistentes à corrosão.

Como funciona a válvula de diafragma? 

Assim como a válvula borboleta, a válvula de diafragma possui um funcionamento bem simples de entender. 

Basicamente, as válvulas diafragma industrial são compostas por uma barreira, duas ou mais portas e seu diafragma, responsável pela nomenclatura dada a esses dispositivos.

Quando se deseja interromper o fluxo do fluido, o diafragma é pressionado contra uma superfície, o que fecha o caminho para a passagem de qualquer substância. Já para liberar a saída do líquido, a peça é levantada. 

Esse movimento de abertura e fechamento pode ser feito de maneira totalmente automatizada ou manual. Nesse segundo caso, o componente conta com um volante ou alavanca de acionamento. 
 

Tipos de válvula de diafragma

Uma válvula de diafragma pode ser classificada de acordo com sua composição ou modo de vedação.

Na primeira divisão mencionada, existem as válvulas do tipo “arame” e de “passagem reta”.

A válvula diafragma tipo arame costuma ter um tamanho grande, além de possuir uma tampa posicionada sobre o diafragma e o item que o movimenta. 

Devido a essa característica, ela é mais indicada em sistemas em que o controle de fluxo de fluidos deve ser bastante limitado. 

Já a válvula diafragma de passagem reta conta com membranas compactas, que fazem com que a abertura para a passagem de líquidos seja maior.

Normalmente, esse modelo requer manutenções mais constantes, o que não é uma desvantagem, e sim uma forma de garantir ainda mais segurança quando se lida com produtos corrosivos ou abrasivos. 

Quanto a classificação das válvulas pela maneira como bloqueiam o fluxo, é possível optar por acionadores de abertura e fechamento elétricos, pneumáticos, hidráulicos e térmicos, por exemplo. 

Independentemente da válvula de diafragma desejada, é sempre recomendável consultar um fornecedor especializado antes de fechar negócio.

Benefícios da válvula de diafragma

A válvula diafragma destaca-se por oferecer muitos benefícios, que vão desde a sua eficiência operacional até a sua segurança. 

Para entender melhor, é válido lembrar que o mecanismo necessário para a operação desse tipo de válvula fica completamente livre da exposição aos fluidos transportados, não importa a pressão que sofra ou a viscosidade do líquido.

Isso faz com que o funcionamento de uma válvula de diafragma não seja afetado por movimentos inesperados ocorridos dentro da tubulação.

A haste de uma válvula diafragma é outro ponto que merece destaque, já que não costumam sofrer danos que provocam vazamentos, mesmo durante a liberação de fluxos volumosos e velozes.

O controle preciso do fluxo e a baixa necessidade de manutenção também são benefícios significativos do produto, uma vez que o solicitante não sofrerá com perdas de materiais ou substituições frequentes de peças. 

No entanto, é importante destacar que todas as vantagens citadas só serão asseguradas se o componente correto for instalado no sistema. 

Quer contar com suporte técnico para adquirir a melhor válvula diafragma para o seu sistema? Solicite agora mesmo um orçamento no Soluções Industriais e tire suas dúvidas com os parceiros especializados da nossa plataforma! 

E caso queira mais informações sobre a válvula de diafragma, leia o conteúdo que disponibilizamos para você no final desta página!

Ver maisVer menos

Válvula De Diafragma

A válvula de diafragma é um elemento essencial na tubulação de indústrias que lidam com fluidos químicos agressivos ou líquidos viscosos. 

Esse dispositivo é capaz de oferecer a eficácia e segurança necessárias no transporte de tais produtos, evitando vazamentos ou outros danos que possam afetar a linha de produção como um todo. 

Assim como a válvula borboleta, a válvula diafragma pode ser fabricada em diferentes materiais e tamanhos, além de possuir os mais variados modos de abertura e fechamento. 

Ficou interessado na válvula de diafragma e quer adquirir o produto com o melhor custo-benefício do mercado? Faça já sua cotação no Soluções Industriais e aproveite!  


Galeria de Imagens

Estas imagens foram obtidas em bancos de imagens públicas e disponíveis livremente na internet

close

Envie um orçamento para

É GRATIS, rápido e sem compromisso!

Navegação